quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Previdência privada: Quanto antes, melhor!

O que é previdência privada?

R: É uma forma de poupança de longo prazo que tem como principal objetivo evitar que a pessoa sofra uma redução drástica da renda na sua aposentadoria.


Quem precisa de um plano de previdência privada?

R: Qualquer pessoa que receba mais do que o teto da previdência Social (INSS), não faz parte de um fundo de pensão e não se preocupou em formar uma poupança para a aposentadoria.


Quais as vantagens de fazer um plano de previdência privada?

R: A maior vantagem é o benefício fiscal, que adia (difere, no termo técnico) o pagamento do imposto de renda para o momento do resgate da aplicação. Ou seja, enquanto o poupador está na fase de acumulação de capital, ele não paga imposto, diferentemente do que acontece quando se aplica num fundo de investimento qualquer, onde se recolhe 20% de imposto de renda sobre a rentabilidade todo mês. Essa é uma grande vantagem, pois com esse dinheiro economizado, o poupador poderá reinvestir o dinheiro e assim garantir uma poupança ainda maior. Outra vantagem é que obriga o poupador a pensar no futuro e programar sua aposentadoria, pois normalmente esses planos penalizam quem saca o dinheiro antes de um determinado prazo. O professor Mauro Halfeld, autor de livros sobre finanças pessoais, lembra que o maior perigo dos investimentos com muita liquidez (facilidade de transformar investimento em dinheiro), caso dos fundos de investimento, é que a pessoa pode abandonar a poupança para comprar um bem, sem se lembrar das conseqüências no futuro.


Leia Mais em: http://goo.gl/ZedSe

Nenhum comentário:

Postar um comentário