AÇÕES

Ações
Um pedaço de uma empresa, uma fração de seu capital que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, mas vai depender das cotações nos mercados.

Termos
Como comprador ou vendedor do contrato a termo, você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixado, ainda na data de realização do negócio. A data de realização do negócio e a realização são pré-estabelecidas para uma data futura. Os contratos a termo somente são liquidados integralmente no vencimento. Podem ser negociados em bolsa e no mercado de balcão.

Opções
Alternativa de investimento baseada em um outro ativo. Nesta operação, o comprador adquire o direito de comprar (opção de compra ou call) ou de vender (opção de venda ou put) uma quantidade específica de um determinado bem ou instrumento financeiro a um preço fixado (preço de exercício), numa data (data de expiração) determinada (opções de estilo europeu), ou durante o período que até ela decorra (opções de estilo americano), pagando, por isso, um dado preço (prêmio). O vendedor assume a obrigação de vender ou comprar o referido ativo, nas condições definidas, no caso de o comprador decidir exercer o seu direito.

Oferta Pública
A Oferta Pública, também conhecida como IPO, ocorre quando uma empresa decide fazer a abertura de seu capital por diversos motivos, como por exemplo, captar recursos financeiros para financiar novos investimentos da companhia. 

1) Essa empresa procura por uma instituição financeira para prestar o serviço de emissão de ações, conhecido como Lançamento de Ofertas Primárias.
 

2) Ocorre a emissão de ações no Mercado Primário, conhecido como Oferta Pública.
 

3) Após o processo de IPO (período de reserva, bookbuilding e liquidação ), as ações da empresa começam a ser negociadas no mercado da Bolsa de Valores.
 

A Oferta Pública também acontece quando os investidores ou acionistas transacionam ações de sua titularidade no mercado, nesse caso, ocorre o lançamento de Ofertas Secundárias.


Os fundos de ações se caracterizam por terem no mínimo 67% de sua carteira alocados em ações, e com isto apresentam maior rentabilidade do que os fundos de renda fixa e DI, porém seu risco (volatilidade) também é maior.

Para investir diretamente em ações, o investidor deve procurar uma Corretora de Valores. Investindo através de uma corretora você estará envolvido diretamente na compra e venda das ações, escolhendo as empresas e momento de comprá-las seja através de um home broker, ou com o auxílio de um operador. É necessário ter certo conhecimento sobre o mercado de ações antes de iniciar um investimento direto, além disso, este tipo de investimento demanda tempo e atenção para realizar as análises de maneira correta.

Através de um Fundo de Investimento em Ações (FIA), o investidor passa a responsabilidade para um especialista, o gestor. Esse gestor compra e vende os ativos do Fundo segundo objetivos e política de investimento estabelecida no regulamento. Os FIAs são indicados para quem não possui tempo nem interesse em administrar uma carteira própria de ações, desejando assim delegar esta função a um especiliasta de mercado.


Principais vantagens de investir através de um FIA:

- Seus recursos são gerados por um Gestor especializado.
- O investidor adquire várias ações simultâneamente.
- Menor custo para diversificar seus investimentos.
- Ex: Com apenas R$ 100,00 você pode estar diversificado.
- Não possui custos de corretagem.


Saiba Mais